A Clínica

Sempre um passo à frente

IMGL5006

Uma enfermeira empreendedora

Quando conclui meu curso de graduação em enfermagem em 1983, não imaginava que me tornaria uma empreendedora aos 50 anos de idade. Atuei como enfermeira na rede hospitalar e na docência até 2008, aprendi muito. Nesse período tinha uma inquietação que não sabia explicar. Era como se eu não estivesse mais no meu lugar. Me desliguei do emprego em que estava e fui em busca de mim mesma, do meu propósito, daquilo que fizesse sentido para mim.

Tive o primeiro contato com a Podologia, em uma feira de saúde, quando conversei com uma enfermeira que atuava em consultório próprio e atuava no tratamento de pessoas com diabéticas e idosas. Na época, ela me incentivou muito a estudar sobre isso e empreender nessa área, com o diferencial de ter o conhecimento da Enfermagem como base para o tratamento de problemas relacionados com os pés. Sou muito grata a essa enfermeira até hoje. Pois foi por meio desse curso que iniciei os atendimentos, inicialmente sozinha, como voluntária na Associação dos Diabéticos de Joinville (ADIJO), em condições bem improvisadas, mas que me mostraram que esse era o meu propósito de vida profissional e refletiu muito no aspecto pessoal também.

Fiz outros cursos, fui me capacitando cada vez mais e me apaixonei por essa área da saúde. Dentre eles o curso de Habilitação em Podiatria clínica para enfermeiros e fiquei mais segura para atender embasada em mais conhecimento, às pessoas com diabetes e idosas.

Em 2013, aluguei uma sala em uma clínica multidisciplinar de saúde, em Joinville situada na rua Alexandre Schlemm, e ali iniciei os meus atendimentos. Fiquei lá por um ano. Foi um periodo de adaptação e muito aprendizado como empreendedora na enfermagem.

fachada

Bem vindos a minha casa

Em 2014 me mudei para a casa, onde hoje é a clínica, na rua Porto União – essa casa era dos meus pais (já falecidos) e como é muito grande, percebi que não seria possível ficar ali sozinha – e assim, foram aos poucos chegando outros profissionais que hoje compõem 5 consultórios e uma oficina de palmilhas. A casa toda foi reformada e cada cômodo da casa, tem sua pequena história de família. Sou muito grata aos meus irmãos que negociaram a parte da herança, para que a propriedade ficasse na família Zimmermann. Certamente meus pais estão felizes, lá em “cima”- em ver tudo o que é realizado na casa que foi construída com tanto sacrifício.

rotorno-da-professora

O retorno da professora

Em 2016, a enfermeira que ministrou o curso de Podiatria para mim em São Paulo, me fez uma provocação : Rosangela, você foi docente muitos anos na enfermagem, poderia levar esse curso para o Sul do Brasil, pois precisamos de mais enfermeiras capacitadas para esses atendimentos especializados. E assim iniciei novamente meu papel como professora, mas dessa vez em minha empresa, com aulas teóricas e práticas e através dele, já foram capacitados enfermeiros, vindos de vários estados brasileiros – para os cuidados com os pés de pessoas idosas e portadoras de diabetes.

logo antiga - logo nova

A diferenciação

Já no início do meu empreendimento sabia que deveria ter um nome e uma logomarca que remetesse ao serviço prestado – foi criada a SAÚDE DOS PÉS , com um pé estilizado com as cores verde (área da saúde) e azul (cor do diabetes). Mas aos poucos a clínica iniciou atendimentos de tratamento de lesões de pele e essa logomarca já não revelava  tudo o que era feito – em 2019 iniciei um processo de mentoria e foi criada a nova marca da clínica : ROSÂNGELA SCHWARZ, clínica de saúde dos pés e lesões de pele.

E assim sigo, sempre com muita dedicação e paixão no trabalho que realizo atuando com transparência e fazendo movimentos que levam toda a equipe a atuar cada vez mais com confiança, atualizando o conhecimento, realizar uma entrega diferenciada, com a competência necessária. Pois para mim, cada pessoa deve executar seu trabalho, para o qual foi preparado, com eficácia e excelência – se é para fazer, é para fazer bem feito.

A clínica já se tornou referência nessa área, pelo trabalho sério e comprometido com a entrega que realiza. Sou muito grata a Deus que guiou por todo esse caminho e à minha família que me apóia incondicionalmente. Espero que a empresa siga por muitos anos prestando serviços diferenciados e com excelência na qualidade.