9 mitos e verdades sobre os cuidados com as unhas dos pés

1. Unha precisa ser hifratada

Verdade. Sempre que for hidratar os pés, é importante também passar creme nas unhas. Isso fará com que elas criem uma película protetora, se fortaleçam e quebrem com menos facilidade. Você pode aproveitar os mesmos cremes que utiliza para se hidratar, mas, se preferir, pode procurar por produtos próprios para pés e unhas.

2. Usar sapato maior do que o pé não é um problema

Mito. Sapatos que não acompanham o tamanho, o formato e o tipo de pisada dos pés podem causar lesões nas unhas. O ideal é que o maior dedo esteja a um centímetro e meio, aproximadamente, da ponta do calçado, o que possibilita o movimento dos pés, ao andar.

3. Falta de vitaminas no corpo enfraquece a unha

Verdade. A carência de vitaminas pode ser um fator para o enfraquecimento das unhas. Por isso, uma alimentação balanceada é parte fundamental nos cuidados com as unhas dos pés e para se cuidar do organismo, como um todo.

4. Tirar as cutículas com frequência faz mal

Verdade. A cutícula é uma proteção natural do corpo e impede a entrada de fungos e bactérias. Por isso, é aconselhável remover apenas o excesso ou empurrá-la.

5. Lixar a superfície da unha faz com que ela se fortaleça

Mito. Polir a superfície da unha retira a sua queratina, o que faz com que ela se quebre com mais facilidade. Caso você sinta a necessidade de lixar, faça de maneira esporádica e com cuidado.

6. Alicate compartilhada pode transmitir hepatite

Verdade. O compartilhamento de alicates não esterilizados de forma correta é um dos grandes responsáveis pela transmissão da hepatite C e demais hepatites, além de causar infecções por fungos e bactérias.

7. Umidade dá micose

Verdade. Pés úmidos são um “prato cheio” para as micoses. Por isso, seque bem a região e não se esqueça das unhas. Dê sempre um respiro aos pés: varie os sapatos, troque as meias com frequência e, quando puder, deixe-os livres.

8. Cortar as unhas no início da carne ajuda a fortalecê-las

Mito. Cortar as unhas muito rentes à carne pode fazer com que elas se descolem e abram espaço para a entrada de bactérias. Por isso, se você prefere unhas curtas, corte-as acima da pele, sempre.

9. Cortar a unha de forma errada pode fazer com que ela encrave

Verdade. Unha encravada é um problema comum e bem incômodo que, se não tratado da forma correta, pode provocar inflamações. E, para evitar que elas encravem, o tipo de corte faz toda a diferença. Por isso, mantenha as unhas dos pés em formato quadrado e um pouco acima da carne.

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Compartilhe no Facebook
Share on twitter
Compartilhe no Twitter
Share on linkedin
Compartilhe no Linkdin
Share on email
Envie para um amigo

Deixe um comentário:

Iniciar conversa!
1
Olá, como podemos te ajudar.